História da LAMY

1930

C. Josef Lamy, que até então havia trabalhado como gerente de exportação e filial de um fabricante americano de instrumentos de escrita, monta seu próprio negócio em Heidelberg, a Orthos Füllfederhalter-Fabrik.

1939

No início da Segunda Guerra Mundial, mais de 200.000 canetas-tinteiro da marca ORTHOS e ARTUS são produzidas anualmente.

1952

A elegante caneta LAMY 27, que com o seu inovador sistema “Tintomatik” garante um fluxo de tinta suave e limpo, simboliza o nascimento da marca de instrumentos de escrita LAMY e alcança o avanço da empresa no mercado.

1957

A C. Josef Lamy GmbH muda-se para sua localização atual no distrito de Heidelberg, em Wieblingen.

1964

Com a LAMY Exata, a primeira caneta esferográfica da Alemanha com um refil de grande capacidade e uma ponta feita de aço inoxidável, a LAMY consegue se estabelecer no mercado de canetas esferográficas de qualidade superior. Sucesso de vendas em casa e no exterior logo tornam a caneta e seu design moderno um grande contribuinte para a rotatividade.

1966

Na busca de novas oportunidades para fortalecer o perfil da marca LAMY, o jovem Gerente de Marketing, Dr. Manfred Lamy, encontra fortes modelos em marcas como Braun e Olivetti, que já estavam definindo padrões pioneiros em design de produto na época. Assim, quase poderia ser descrito como destino quando, pouco tempo depois, ele conhece o ex-designer de Braun, Gerd A. Müller. Eles logo definem um projeto conjunto: projetar uma caneta-tinteiro baseada na tradição da Bauhaus.

A LAMY 2000 é lançada no outono de 1966. Esta nova caneta-tinteiro é revolucionária em vários aspectos: ao contrário dos instrumentos de escrita de oela não apresenta nenhum superávit material ou gadgets de design. Com base no princípio da Bauhaus, “a forma segue a função”, concentra-se na função prática e, assim, estabelece as bases para a linguagem de design clara que ainda forma a base para todos os instrumentos de escrita da Lamy. A LAMY 2000 também estabelece novos padrões em termos de mão-de-obra, já que a combinação de material de aço inoxidável fosco e Makrolon (policarbonato) é muito difícil de se trabalhar e completamente nova em meados dos anos sessenta.

1972

Quando se trata de distribuir e vender instrumentos de escrita, a Lamy depende exclusivamente de concessionárias especializadas. Essa atitude consistente é marcada por inúmeros elementos: Auxílios promocionais projetados de forma atraente, como o novo Lamy Writing Center, campanhas promocionais criativas e exibições de produtos e, por último, mas não menos importante, o Lamy Distributor Advisory.

1973

O Dr. Manfred Lamy torna-se o único Director Geral da C. Josef Lamy GmbH.Council.

1976

Paralelamente ao crescente sucesso no mercado, a questão do marketing entra em foco: a abordagem de Lamy para as comunicações é completamente revisada. Uma nova campanha publicitária (uma das mais premiadas na Alemanha) traz Lamy à consciência do público e molda o caráter da marca até os anos noventa.

1980

Quando a LAMY Safari é revelada na Feira de Frankfurt em 1980, ninguém adivinha que um dia seria a caneta-tinteiro mais vendida do mundo.

A LAMY Safari permite que LAMY conquiste o grupo-alvo de crianças de 10 a 15 anos pela primeira vez. É o resultado de um extenso trabalho de pesquisa no campo da psicologia juvenil e de estreita cooperação com o designer Wolfgang Fabian e o Mannheim Development Group sob a direção do Prof. Bernt Spiegel. O design ergonômico e o acabamento robusto da LAMY Safari são perfeitamente adaptados às necessidades das crianças em idade escolar, mas também conquistam rapidamente muitos fãs adultos.

1981

Os altos padrões tecnológicos da Lamy também podem ser vistos refletidos na própria empresa. Por exemplo, no armazém central recém-construído, com seus racks altos equipados com um sistema de controle ultramoderno.

1985

A inauguração da nova sala de moldagem por injeção permite à Lamy dar um importante passo em direção à independência: com a empresa tendo seus próprios departamentos de fabricação de ferramentas e injeção, agora é capaz de fabricar canetas, recargas e cartuchos de tinta internamente, promessa de qualidade, “Made in Germany”.

1986

20 anos de Lamy Design. Em conexão com as celebrações, a entrada para a empresa é redesenhada para refletir os princípios do Lamy Corporate Design. Em julho, C. Josef Lamy faleceu aos 87 anos.

1988

O inconfundível design de LAMY não termina com o produto, mas também apresenta as embalagens, publicidade, apresentação de pontos de vendas e até mesmo a arquitetura da empresa. Esta abordagem consistente é recompensada quando a Comissão da Comunidade Europeia atribui à Lamy o recém-criado “European Design Prize 1988”.

1989

O início da produção de tinta da própria empresa reforça o desejo de independência de LAMY e permite que ela aumente novamente sua profundidade de produção.

1996

30 anos de design de Lamy: no decorrer das celebrações do aniversário, a nova Lamy Galleria é aberta – uma sala de vidro inundada de luz com paredes cobertas de grandes fotos. Um lugar de arte e inspiração no coração da Lamy. E ao lado é o recém-construído centro de desenvolvimento – o workshop de inovação.

Este edifício futurista em que Lamy projeta, testa e fabrica novos produtos desde então se destaca especialmente por sua aparência notável – um cubo de vidro preto com painéis solares, apoiado por cabos de aço prateado e pilares, representa claramente a clareza do design da Lamy. Ao mesmo tempo, a arquitetura reflete o alto nível de inovação e as credenciais verdes da empresa com os módulos fotovoltaicos na fachada, fornecendo energia solar ao prédio, enquanto uma bacia de água coleta a água da chuva para reduzir o consumo de água.

2000

Rabisco, esboço, design: à direita para o novo milênio, a Lamy fornece pensadores criativos com o instrumento de escrita certo para colocar suas ideias no papel. A nova LAMY Scribble, desenhado por Hannes Wettstein, é uma lapiseira com um design bulboso que se encaixa perfeitamente em sua mão devido ao seu equilíbrio ergonômico. Uma versão de caneta esferográfica também está disponível. Este produto que se assemelha a um pedaço de carvão rapidamente se torna um favorito entre a classe criativa em escritórios de arquitetura, estúdios de design e agências de publicidade.

2010

Um ano de sucesso: LAMY noto recebe o Prêmio de Design da República Federal da Alemanha, como um digno sucessor da LAMY spirit e da LAMY pico, que ganhou este prestigioso “Design Oscar” em 1996 e 2004, respectivamente. Além disso, a LAMY dialog 3 está se tornando cada vez mais um favorito dos jurados de design award – agora também ganhou os prêmios iF e red dot product design.

2012

Contrastes criam excitação e excitação significa emoção. Portanto, era bastante óbvio que a nova LAMY scala projetada pela Sieger Design causaria agitação, já que sua atração incomum é o resultado de fortes contrastes. Seu design puro e funcional e acabamento preciso são uma delícia. Seu acabamento pintado de alta qualidade, detalhes cromados de alto brilho e peso agradável acariciam os sentidos.

2013

Quase meio século depois de seu lançamento, a Lamy lança sua icônica LAMY 2000 em uma série totalmente metálica de alta qualidade em aço inoxidável. Criar o design intemporal neste material é um desafio real: sua produção requer uma combinação de processos de produção e usinagem mecânicos e manuais exigentes.

Tudo somado, um processo complexo que resulta em uma obra-prima. No mesmo ano, Lamy é homenageada com o “German Standards Brand Award” na categoria “Fountain Pen” e adicionado ao conhecido compêndio “Marken des Jahrhunderts – Leuchttürme auf dem Markenmeer” (Marcas do Século – Faróis em Mar das Marcas) por um júri de alto nível.

2014

A Lamy expande seu papel pioneiro dentro do setor de instrumentos de escrita – não apenas em sua capacidade como líderes de mercado na Alemanha, mas também como uma marca de design alemã cujos produtos detêm uma posição especial em todo o mundo.

2016

O projeto da Lamy completa 50 anos. O ano de aniversário não apenas marca um marco significativo na história da empresa, mas também o início de uma nova era. Com sua ampla gama de modelos icônicos e edições especiais anuais, o fabricante de instrumentos de escrita transformou este item comum em um produto acessório e numa tendência. Continua…

2018

O ano começa com uma novidade muito especial: a primeira edição das especificações da LAMY é publicada. A revista é uma maneira de mostrarmos outro lado da marca, dando uma visão interessante do universo da Lamy. Conteúdo analógico e digital são tecidos juntos – graças a um aplicativo de realidade aumentada que expande a experiência de leitura com fascinantes animações em 3D e videoclipes. É tudo sobre a experiência em nossa segunda Lamy Concept Store nos EUA também. Foi inaugurado em Nova York em maio de 2018 e os visitantes podem agora descobrir o mundo do design da Lamy no badalado bairro de SoHo.

Lamy ganha nova liderança em junho. Uma equipe formada por três funcionários de longa data – Beate Oblau, Thomas Trapp e Peter Utsch – está agora gerenciando os negócios da empresa.

Provida de uma nova filosofia de experiência capacitada, a LAMY desembarca no Brasil por meio da marca PENCOMEX, garantindo a satisfação de seus clientes e aficionados em plenitude.